SINOREG/GO convida os cartórios a aderirem à campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica
2021 | | 28 de outubro de 2021
Lançada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), a campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” incentiva denúncias por meio de um símbolo de um “X” desenhado na mão da vítima e exibi-lo no atendimento dos cartórios. Entendendo a importância dessa causa, o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (SINOREG/GO) convida todos os cartórios goianos a aderirem à campanha e fazerem a divulgação em suas serventias.
Segundo o levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto DataFolha, “Visível e Invisível: A Vitimização de Mulheres no Brasil”, 27,4% das mulheres declaram ter sofrido algum tipo de violência ou agressão durante a pandemia. Lançado em agosto deste ano, a pesquisa foi realizada em 130 municípios, durante o mês de maio de 2021, e indica que 23,8% das agressões foram cometidas por cônjuge, companheiro ou namorado.
Foram com base nesses dados que a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançaram a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica com objetivo de realizar ações que conscientizem e incentivem as denúncias. Para participar, basta assinar este Termo de Adesão do Cartório e enviar um e-mail para imprensa@anoregbr.org.br que encaminhará os materiais para impressão, bem como o selo da campanha. Para ajudar, oriente os colaboradores com os seguintes passos:
1 – Entender e identificar que um “X” vermelho na palma da mão é um pedido de ajuda. Mantendo a calma, o importante é acolher a vítima.
2 – Acionar o 190, da Polícia Militar, e pedir ajuda. Se possível, levar a vítima a sala separada até a chegada da polícia, mantendo o sigilo e discrição.
3 – Se a vítima não puder esperar a PM, o cartório pode reservar o nome, documento de identidade, CPF, endereço e telefone para que sejam repassadas à PM.
Comentários estão fechados.