Registradores de imóveis podem informar seus atos para o Portal Estatístico Registral
2020 | | 15 de maio de 2020
O site registrodeimoveis.org.br é uma plataforma criada para oferecer diversos serviços que atendem às necessidades dos usuários com maior eficiência e agilidade, além de prestar contas sobre as transações imobiliárias realizadas no País.
Entretanto, para que essa plataforma cumpra os objetivos para os quais fora criada é necessária a adesão dos registradores de imóveis alimentando o site com os atos praticados em suas serventias.
Para auxiliar os registradores de imóveis a alimentar essa base de dados, o Registro de Imóveis do Brasil disponibiliza um manual com as orientações sobre os procedimentos para enviar os dados para a publicação periódica das estatísticas para divulgação no Portal Estatístico Registral.
1º Passo: Acesse o site www.registrodeimoveis.org.br e clique em “INTRANET”, no canto superior esquerdo da tela.
2º Passo: Clicar em “Entrar com certificado digital”, o que pode ser o certificado digital do registrador, do substituto ou de um preposto cadastrado. Veja aqui como cadastrar um preposto no site.
3º Passo: Ao entrar, no Menu no lado esquerdo da tela, clique em “Arquivos” e depois em “Enviar arquivos SINTER/Estatística”.
4º Passo: Clique no botão “Selecionar arquivo” ou arraste e solte o arquivo na área indicada. Depois clique no botão “Enviar”.
Atenção: os arquivos devem ser enviados no formato “.txt” da mesma forma que é utilizado na Declaração de Operações Imobiliárias (DOI). Essa exigência é para que seja possível extrair relatórios de intervalos mais longo, como um ano inteiro ou de vários anos.
A ferramenta permite que o registrador envie dados repetidos se houver melhorias nos dados estruturados. Além disso, o registrador pode também enviar arquivos, em .txt, de meses anteriores ou ou .dec de retorno enviados à DOI e que a serventia tenha arquivado.
Outro recurso disponível no sistema é a anonimização dos dados. O sistema valida os dados e extrai os dados pessoas, o que facilita para o registrador e garante o anonimato dos usuários.
Alimentando a base de dados do Registro de Imóveis do Brasil, o registrador contribui para fomentar a transparência institucional do País, que é uma prática recorrente em países como Reino Unido e Espanha, e alimenta uma base de dados que colabora para um melhor ambiente de negócios e para a economia.
Comentários estão fechados.