Percentual de famílias brasileiras com dívida aumenta em fevereiro

| | 19 de março de 2019


A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou, no início de março, os resultados do levantamento de fevereiro de 2019 apontando que o percentual de famílias brasileiras com algum tipo de dívida alcançou 61,5%. Os dados foram obtidos pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) que é realizada mensalmente pela CNC.

De acordo com os dado da PEIC, esse aumento é o segundo aumento consecutivo na comparação mensal, sendo o maior patamar desde dezembro de 2017, visto que em janeiro deste ano esse percentual foi de 60,1%. Se comparar os últimos resultados obtidos pela pesquisa, a porcentagem de famílias com algum tipo de dívida também foi maior do que em fevereiro de 2018 que alcançou 61,2%.

Entre os tipos de dívidas, o cartão de crédito foi indicado por 78,5% das famílias endividadas, seguido pelos carnês com 13,9%. Financiamentos de carro e de casa ficaram em 3º e 4º lugares, respectivamente, com 9,8% e 8,5%. Em contrapartida, o levantamento realizado pelo CNC revela também que o percentual de famílias que dizem não ter condições de pagar as dívidas em atraso aumentou de 9,1%, em janeiro, para 9,2% em fevereiro. O indicador havia alcançado 9,7% em fevereiro de 2018.

Fonte: Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic)

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) desde janeiro de 2010. A coleta dos dados é realizada em todas as capitais dos Estados brasileiros e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores. Entre os indicadores para coleta dos dados estão: percentual de consumidores endividados, percentual de consumidores com contas em atraso, percentual de consumidores que não terão condições de pagar suas dívidas, tempo de endividamento e nível de comprometimento da renda.

O levantamento tem por objetivo traçar um perfil do endividamento, permitindo observar o nível de comprometimento do consumidor brasileiro com dívidas e sua percepção em relação a sua capacidade de pagamento. A CNC acredita que acompanhar esses indicadores é fundamental para analisar a capacidade de endividamento e de consumo futuro, visto o aumento da importância do crédito na economia brasileira. Tanto o resultado do levantamento realizado último mês de fevereiro quanto sua série histórica de dados podem ser conferidos aqui.

 

Tag:

Comentários estão fechados.