Deputada federal propõe isenção de taxas para retificação de nome e gênero de pessoas trans e travestis
2020 | | 8 de julho de 2020
Na última segunda-feira (06/07), a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RJ) propôs, por meio de um projeto de lei, a isenção de taxas e emolumentos para retificação de nomes civis e gênero de pessoas transgênero, travestis, intersexuais ou não-binárias, acrescentando um parágrafo à Lei dos Registros Públicos (Lei nº 6.015/1973).
A proposta determina também isenção nas taxas relativas à segunda via de documentos após a retificação e relativas ao transportes de documentos entre cartórios, nos casos que o solicitante não esteja na cidade de registro do nascimento.
A autora do projeto afirma que, apesar do direito ao nome ser garantido por decisão do STF, são altas as taxas cobradas para emitir novas vias dos documentos oficiais, o que torna o direito inacessível à maior parte da população transgênero no País.
“O custo pode passar dos R$ 3 mil, se contado o custo de transporte de documentos, no caso de a pessoa não ter feito o registro de nascimento no mesmo Estado ao qual solicita a modificação, e a emissão de novas vias de documentos que constem os nomes retificados”, argumenta a deputada na justificativa do projeto.
O texto do projeto pode ser conferido na íntegra neste link e a tramitação na Câmara dos Deputados pode ser acompanhada no site da Casa Legislativa.
Comentários estão fechados.