COMUNICADO: serventias deficitárias ou que praticam atos gratuitos devem confirmar os selos para receberem o FUNCOMP

| | 9 de junho de 2021

O Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (SINOREG/GO) ressalta para todos os oficiais e interinos goianos a importância de referendar, para o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), os selos utilizados nas serventias dentro do prazo de 24h.

Além de obrigatória, a confirmação dos selos é necessária para que o SINOREG/GO identifique a arrecadação das serventias e, assim, identificar quais receberão o repasse referente ao Fundo de Compensação dos Atos Gratuitos Praticados pelos Notários e Registradores e de Complementação da Receita Mínima das Serventias Deficitárias (FUNCOMP).

O SINOREG/GO informa que, a partir do próximo mês, as serventias que não confirmarem os selos para o TJGO dentro do prazo podem não receber o repasse do FUNCOMP referente ao exercício do mês anterior, pois, por não informarem a arrecadação por meio da confirmação dos selos, perdem o direito de receber o repasse.

Do mesmo modo, o Sindicato comunica que mesmo que a serventia confirme os selos após o prazo determinado, não poderá exigir o pagamento do FUNCOMP referente ao mês que não confirmou os selos, visto que os valores do repasse já estarão calculados e o Fundo já rateado entre as serventias.

Tag: , ,

1 comentário

• Marco Antônio de Oliveira Lemos Júnior says:

Reafirmo a importância do correto REDIMENSIONAMENTO e confirmação da guia do Decêndio do TJGO, tendo em vista que é apenas desta forma que o Tribunal tem condições de sedimentar um valor de cotação dos tributos e repasses devidos. O não confirmação da guia no prazo devido impossibilita a Sinoreg de conhecer o correto valor de repasse para as serventias deficitárias. Além disso, a não confirmação da guia no prazo correto pode gerar juros, multa e correções monetárias, além de haver o bloqueio de pedido de selos. Fiquem atento! MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA LEMOS JÚNIOR