Arpen lança Carteira de Identidade Nacional para registradores civis
2018 | | 26 de setembro de 2018
No próximo mês de outubro, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR) lançará um documento próprio para identificação dos registradores civis, a Carteira de Identidade Nacional. No documento constarão todas as informações biográficas em uma base de dados acessível por meio de um QR Code impresso na carteira.
Também estarão impressos na carteira algumas informações essenciais como nome, profissão, CPF e cidade, as demais informações como número de passaporte, de carteira de trabalho, do título de eleitor, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Programa Integração Social (PIS) constarão por meio do QR Code.
De acordo com Arion Toledo Cavalcante, presidente da Arpen/BR, o intuito da criação do documento é garantir maior praticidade ao registrador. “A partir do momento que o registrador civil estiver em posse da carteira, ele terá a segurança de ter seus dados biográficos seguros, pois todos eles estarão numa base de dados que poderá ser acessada com qualquer leitor de QR Code. Assim, ele não precisará mais andar com diversos documentos na carteira e terá muito mais comodidade”, afirma.
O novo documento foi testado pela primeira vez 24º Congresso Nacional do Registro Civil (CONARCI), em Foz do Iguaçu (PR), de 13 a 15 de setembro. Os interessados puderam acessar o formulário de cadastramento por meio de um QR Code fixado nas paredes do Hotel Recanto Cataratas, onde o evento fora realizado.
Assim que o novo documento for disponibilizado, a Arpen/BR lançará um aplicativo para smartphones pelo qual será possível validar as informações cadastradas no documento e também gerenciá-las. O registrador que estiver interessado em solicitar a Carteira de Identidade Nacional e fazer o cadastramento acesse e preencha o formulário neste link.
Comentários estão fechados.